twitter



Qual o lugar Deus está ocupando em minha vida?
Confira o PodCast que preparei pra vocês. 


Deus abençoe!

André



Hoje, somos levados a meditar sobre a virtude da esperança. É uma virtude que cada um de nós precisamos ter se não quisermos chegar ao desespero.

Por que encontramos muitas pessoas desesperadas? Porque elas não souberam cultivar a esperança.

A esperança é uma virtude. Mas, o que é uma virtude? Não se trata de um dom, mas um exercício continuo do ato de esperar. Ou seja, quem sempre espera, torna-se virtuoso na esperança. 

No entanto, temos que nos perguntar em que estamos pautando nossa esperança. Quando colocamos nossa confiança nos homens, nas coisas, nos poderes públicos somente, em falsos deuses, em horóscopos, adivinhações, falsas religiões e etc, facilmente vamos nos decepcionar. Mas, se esperamos no Senhor seremos correspondidos por ele. 

Veja alguns motivos que a Palavra de Deus nos propõe para que nos tornemos ou continuemos a ser pessoas de esperança.

“E a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Romanos 5,5)

“Pois é na esperança que fomos salvos. Ora, aquilo que se tem diante dos olhos não é objeto de esperança: como pode alguém esperar o que está vendo?” (Romanos 8,24)

“alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração.” (Romanos 12,12)

“Tudo o que outrora foi escrito, foi escrito para nossa instrução, para que, pela constância e consolação que nos dão as Escrituras, sejamos firmes na esperança. “(Romanos 15,4)

“Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos em apuros, mas não desesperançados;”(II Coríntios 4,8)

“Há um só corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados.” (Efésios 4,4)

“Pois, se labutamos e lutamos, é porque pusemos a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos, principalmente dos que têm fé.” (I Timóteo 4,10)

“para que, justificados pela sua graça, nos tornemos, na esperança, herdeiros da vida eterna.” (Tito 3,7)

“Mas desejamos que cada um de vós mostre até o fim este mesmo empenho pela plena realização da esperança.” (Hebreus 6,11)

“A esperança, com efeito, é para nós como uma âncora, segura e firme. Ela penetra até além da cortina † do Santuário,” (Hebreus 6,19)

“Continuemos a afirmar a nossa esperança, sem esmorecer, pois aquele que fez a promessa é fiel.” (Hebreus 10,23)

“Por isso, aprontai a vossa mente, sede sóbrios e colocai toda a vossa esperança na graça que vos será oferecida no dia da revelação de Jesus Cristo.” (I São Pedro 1,13)

“Por ele, tendes fé no Deus que o ressuscitou dos mortos e lhe deu a glória, e assim, vossa fé e vossa esperança estão em Deus.” (I São Pedro 1,21)

Esses são apenas alguns dos muitos versículos bíblicos que nos incentivam a vivermos cheios de esperança. Se Deus nos fala tanto sobre esta virtude é por que ela não é só importante, mas, antes de tudo, fundamental pra que o ser humano continue a viver na real espera de que a ação de Deus pode transformar todas as realidades.

Quem espera acredita e quem acredita tem FÉ!

Abraço fraterno,
André


A Igreja, neste dia (06), celebra a virgem e mártir que encantou e continua enriquecendo os cristãos com seu testemunho de "sim" a Deus e "não" ao pecado. Nascida em Corinaldo, centro da Itália, era de família pobre, numerosa e camponesa, mas muito temente a Deus.

Com a morte do pai, Maria Goretti, com os seus, foram morar num local perto de Roma, sob o mesmo teto de uma família composta por um pai viúvo e dois filhos, sendo um deles Alexandre. Aconteceu que este jovem por várias vezes tentou seduzir Goretti, que ficava em casa para cuidar dos irmãozinhos. E por ser uma menina temente a Deus, sua resposta era cheia de maturidade: "Não, não, Deus não quer; é pecado!"Santa Maria Goretti, certa vez, estava em casa e em oração, por isso quando o jovem, que era de maior estatura e idade, tentou novamente seduzi-la, Goretti resistiu com mais um grande não. A resposta de Alexandre foram 14 facadas, enquanto da parte de Goretti, percebemos a santidade, na confidência à sua mãe: "Sim, o perdôo... Lá no céu, rogarei para que ele se arrependa... Quero que ele esteja junto comigo na glória eterna". O martírio desta adolescente, de apenas 12 anos, foi a causa da conversão do jovem assassino, que depois de sair da cadeia esteve com as 400 mil pessoas, na Praça de São Pedro, na ocasião da canonização dessa santa, e ao lado da mãe dela, que o perdoou também. Santa Maria Goretti manteve-se pura e santa por causa do seu amor a Deus, por isso na glória reina com Cristo. 


Maria Goretti é o modelo de vida que podemos seguir com tranquilidade. É de pessoas determinadas e de têmpera que o mundo precisa. De católicos que ficam só nas palavras, os inferno está cheio. Não basta se dizer católico, tem que praticar. Vou ser mais claro: o Cristão Católico tem que ir à Missa, frequentar os Sacramentos (Confissão, Eucaristia...), tem que ter vida de oração, estar inserido numa pastoral ou movimento, praticar a caridade para com os necessitados, viver como ensina Jesus Cristo e etc. Enfim, são muitas os ensinamentos de Jesus que precisamos viver para sermos cristãos de verdade e não só de nomes.

Ser santo não é para os "iluminados" ou "Super-Homens ou Mulheres-Maravilhas" mas, para pessoas como nós, eu e você.  Porém, é necessário sermos apaixonados por Jesus, fiéis a Ele e ao que a Santa Igreja ensina e ter um desejo ardente em dar a vida por causa do Reino de Deus. 

Atitudes como as de Maria Goretti é o que nos leva para o céu. Sem santidade não existe céu pra ninguem. Portanto, decidamos por  Cristo e a Ele sejamos fiéis. 

Deus abençoe sua decisão!

Abraço fraterno.




[...]
Amado e amada de Deus, chegou a hora de descruzarmos os braços e, uma vez contagiados pelo amor de Deus, levarmos essa boa “contaminação” para os outros. Existem propagadores de todo tipo de mal. Ainda mais que qualquer pessoa tem acesso às redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut, Blogs, MSNs e etc) e podemos nos comunicar com o mundo, dizer o que queremos e o que pensamos sem que ninguém nos proíba. Isso é bom... é ótimo... Mas também pode ser ruim. Afinal, quem não sabe o que quer, aceita qualquer proposta. E de más propostas a net está cheia.
            Este livro quer tentar ajudar você a fazer três experiências: contagiar-se por Jesus, ser contagiado por Ele e contagiar o mundo.  Se você encontra grandes desafios para seguir a esse Jesus de Nazaré, mas quer continuar sendo seu amigo e fiel a Ele, bem vindo ao time. Mas, se você ainda não se deixou contagiar por Jesus, mas tem o desejo, ou até a curiosidade de conhecê-lo, bem vindo ao time também. Afinal, todo dia é dia de conhecer Jesus.
            Espero que façamos uma boa escola neste livro, por que nada mais estamos fazendo que nos colocando diante do Bom Mestre para fazer a Ele a mesma pergunta que um dia... um belo dia... um certo jovem, de um certo lugar não muito distante daqui, fez a Jesus: “Bom Mestre, o que é preciso para ser feliz?”
            Vamos juntos! Entre nessa aventura você também. Afinal, seguir Jesus é para os valentes aventureiros que desejam ver o belo horizonte que os espera. 

Esse texto é um trecho do meu livro para a juventude. 

O que você achou? O que você gostaria de ler nos outros capítulos? Vamos escrever juntos? Aguardo sua opinião.

Abraço fraterno.